Polo Digital

Recursos humanos

O CITS Amazonas sedia, no próximo dia 28 de fevereiro, das 8h30 às 11h, a 114ª edição do programa “Gente em Foco”, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Amazonas (ABRH-AM). Com o tema “Economia sustentável e tecnologia na Amazônia”, o evento será gratuito e voltado a profissionais da área de recursos humanos. As inscrições podem ser feitas no link (https://bit.ly/3k1zZDw).

O evento está completamente alinhado à proposta do CITS, instituição associada ao Polo Digital de Manaus que busca integrar ensino, pesquisa, desenvolvimento e negócios na área de Tecnologia da Informação, comprometida com resultados e criação de produtos e serviços para clientes e comunidade, valorizando seu capital humano e contribuindo para o bem-estar social.

Revogação de Portaria

Neste mês de fevereiro, um novo manifesto foi feito solicitando a revogação da Portaria Conjunta ME/Suframa nº 9.835/2022, que traz alterações nas regras de investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Zona Franca de Manaus (ZFM). O primeiro manifesto, feito ainda no mês de novembro do ano passado, foi realizado pela Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), em defesa dos interesses das instituições da região. Agora, quem apresentou requerimento acerca da Portaria foi o escritório jurídico do ex-parlamentar Marcelo Ramos.

A iniciativa busca resguardar a competitividade do Polo Digital de Manaus, a fim de garantir que as empresas instaladas na região não sejam impactadas negativamente pela mudança das normas, uma vez que o dispositivo publicado em novembro de 2021 traz diversas mudanças e define vários critérios que são inviáveis de serem executados sem o devido tempo de transição, o que poderia ocasionar a saída de empresas do segmento da região.

Resultados do PPBio

O Idesam, coordenador do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), realizou uma agenda com diversos atores da região para apresentar alguns dos resultados que o Programa gera para comunidades locais e para a sociedade, demonstrando como a bioeconomia na Amazônia representa um diferencial fundamental na vida de ribeirinhos, produtores locais e demais atores do ecossistema. Na ocasião, foram destacados alguns reflexos positivos do PPBio na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (RDS do Uatumã), localizada no Rio Amazonas.

Os recursos aportados no PPBio são oriundos das atividades desenvolvidas pelas empresas beneficiárias da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM), muitas delas associadas à APDM. É por meio destes investimentos que se torna possível o apoio e incentivo a atividades como a bioeconomia, o que demonstra a importância que o Polo Digital de Manaus tem para a região.