MANAUS – O Polo Digital de Manaus, ecossistema de tecnologia da informação e comunicação, reuniu na sexta-feira, 20, mais de cem profissionais voluntários de diversas áreas do conhecimento para criar e executar projetos e ações que irão ajudar a combater a crise do Coronavírus.
Já foram formados oito grupos de trabalho que estão integrados aos agentes das secretarias municipais e estaduais, além de fornecedores e fabricantes de itens de primeira necessidade.
A rede de profissionais voluntários está sendo formada por engenheiros, cientistas, pesquisadores, desenvolvedores, administradores, designers, jornalistas, publicitários, entre outros.
“Estamos construindo uma verdadeira rede de solidariedade com profissionais de alta competência se predispondo a criar soluções a partir das novas tecnologias para, juntos, ajudarmos a combater o Coronavírus”, explica a presidente da Associação do Polo Digital de Manaus, Vania Thaumaturgo.
A rede é aberta para todos que queiram colaborar, informa Thaumaturgo
Os trabalhos realizados durante no domingo, 22, foram intensos e contínuos e geraram até o momento sete subgrupos de trabalho voltados para as seguinte áreas:
1. Construção de plataforma de apoio psicológico aos profissionais de saúde que já estão passando por momentos de alto estresse no combate à doença;
2. Prototipagem de válvulas para respiradores e manutenção dos respiradores atuais, essenciais para salvar vidas;
3. Compras remotas de itens alimentícios, evitando a saída da população e também exposição dos idosos;
4. Aumento da produção de álcool em gel e desenvolvimento de matéria-prima substituta, já em falta, para aumentar a disponibilidade frente à alta demanda;
5. Chatbot já disponibilizado pelo site do Hospital Samel (https://www.samel.com.br/), que faz triagem dos sintomas do Coronavírus e indica a unidade de tratamento mais próxima;
6. Chatbot pelo Telegram para triagem dos sintomas do Coronavírus e indicação de unidade de tratamento mais próxima.
7. Mapeamento dos casos confirmados e suspeitos no Amazonas; e
8 . Mapeamento de fornecedores de produtos que apoiem o setor de saúde.
Vania Thaumaturgo diz que o Polo Digital quer alinhar suporte direto com as unidades de controle do Estado e município para aumentar a capacidade da rede.
O Polo Digital de Manaus vem se organizando desde 2018 com a intenção de tornar-se uma nova matriz econômica do Estado a partir dos investimentos vindos da Lei de Informática.
“São esses recursos destinados ao P&D que possibilitaram o estabelecimento de um novo polo econômico que visa ser também um Polo Tecnológico de referência no país”, afirma Vania Thaumaturgo.
De acordo com a presidente da associação, o Polo Digital de Manaus gera cerca de 6 mil empregos diretos. “São profissionais de altíssimo nível e competência que muitas vezes perdemos não somente para outros Estados Brasileiros, mas também para países como Estados Unidos, Japão, Suécia, França, Canadá, entre outros, pois o mundo todo avança em tecnologia e carece destes profissionais”, afirma Thamaturgo.
Para informações, seguem os endereços eletrônicos (http://www.polodigitaldemanaus.com/ e associacao@polodigitaldemanaus.com).
Fonte: amazonasatual.com.br