Chamada CNI-Sebrae
A Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) participa da chamada CNI-Sebrae voltada a ambientes promotores de inovação. O objetivo da iniciativa é selecionar e qualificar até 10 ambientes promotores da inovação, sediados em território brasileiro, com o objetivo de mapear tecnologias para que haja a sua inserção em plataforma internacional de gestão da inovação.
Dentre os objetivos em destaque desta chamada estão a promoção da capacitação técnica em plataforma internacional de gestão da inovação de equipes, ambientes promotores da inovação e outros stakeholders; promoção da geração de negócios e networking com parceiros e potenciais investidores estrangeiros para as startups e tecnologias mapeadas; dinamização do relacionamento entre empresas, ambientes promotores da inovação e Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) brasileiras e outros stakeholders em mercados internacionais; e promoção da inserção e da visibilidade do país e de suas tecnologias internacionalmente; dentre outros.
A participação da APDM visa a fortalecer a atuação da entidade e de todos os seus associados no ecossistema nacional de inovação, ampliando a integração com os demais atores do empreendedorismo inovador do país e contribuindo para o melhor mapeamento de tecnologias e startups do Brasil.
Tecnologia para estudantes
A Academia Stem – projeto incentivado pela Samsung por meio de recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) conforme rege a Lei de Informática da Zona Franca de Manaus (ZFM) – promoveu o evento Amazon Stem Adventures (Asad), voltado a alunos do ensino médio com objetivo de incentivar o desenvolvimento de habilidades com foco em tecnologia, como modelagem e impressão 3D, robótica e programação.
Realizado na UEA, a proposta do evento para os inscritos foi propor um projeto, criado com o objetivo de solucionar algum problema enfrentado pela sociedade atual, dentro das áreas de sustentabilidade, indústria 4.0 ou inovação. Um dos resultados esperados pela iniciativa é aproximar alunos do ensino médio às áreas de inovação e tecnologia, de forma a facilitar sua entrada na universidade. Espera-se, ainda, potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia.
Reconhecimento internacional
Com a iniciativa denominada “Plataforma de Desenvolvimento Bioeconômico”, que busca impulsionar, conectar e monitorar todo o processo de uma cadeia produtiva, a startup amazonense Navegam participou da Brazil Conference 2023, realizada em Boston, nos Estados Unidos, e alcançou o segundo lugar da competição Hack Brazil, atividade da conferência que teve como proposta descobrir, apoiar e impulsionar startups que resolvem problemas sociais do país.
A Navegam passou por um processo seletivo que reuniu 270 startups nacionais e ficou entre as cinco selecionadas. É a primeira startup do Amazonas a participar da Brazil Conference 2023, evento realizado por estudantes e pesquisadores brasileiros que ocorre anualmente desde 2015, em Harvard e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que figuram entre as melhores universidades do mundo.
Oportunidade para startups
Até o dia 27 de abril, startups de todo o Brasil podem se inscrever para participar do Conexão Cocred, programa realizado pelo Manaus Tech Hub, em parceria com a cooperativa de crédito Sicoob Cocred, que visa a conectar as empresas nascentes de base tecnológica para o desenvolvimento de soluções inovadoras alinhadas aos objetivos estratégicos da empresa.
O programa busca compartilhar desafios que evidenciem as dificuldades vivenciadas pela cooperativa para que sejam desenvolvidas soluções que otimizem processos, gerem economia de tempo ou recurso e modernizem o processo produtivo, por meio da seleção de startups no mercado que promovam ações de inovação e transformação digital para os problemas apresentados pela empresa. Mais informações em (https://bit.ly/3KjXQHL).