Fotos: Divulgação/Organização ExpoAmazônia
Nesta quinta-feira (11), o auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) foi palco para o anúncio oficial da edição 2023 da ExpoAmazônia Bio&TIC. A segunda edição daquele que se tornou o maior evento de tecnologia e negócios da Região Norte do país está programada para ocorrer entre os dias 9 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, mesmo local onde foi realizada a feira em 2022. Na ocasião, reuniu não apenas os atores locais, nacionais e internacionais dos segmentos de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação (TIC), como também atraiu o interesse do público geral e integrou a sociedade a representantes públicos e privados que participaram do evento, seja como expositores, seja como palestrantes ou convidados especiais.
O evento desta semana contou com a participação de representantes de todas as instituições organizadoras, como a Associação do Polo Digital de Manaus (APDM), o CBA, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), o governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, e a prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). Juntaram-se aos organizadores diversos representantes de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas locais, startups e atores do ecossistema de inovação e de bioeconomia.
Durante o evento, transmitido online pelo canal oficial do YouTube da APDM, o gestor do CBA, Fábio Calderaro, comentou da grandiosidade alcançada pela primeira ExpoAmazônia, com números que impressionam e reforçam a força do ecossistema de bioeconomia e de tecnologia da informação e comunicação. “Temos metas mais ousadas e expectativas muito maiores neste ano. Queremos aumentar o número de participantes, sejam grandes empresas, da região e de fora, startups, ICTs, mais palestrantes e, também, os nossos produtores da base da cadeia produtiva, fornecedores de produtos locais, que são fundamentais para o desenvolvimento dos vetores econômicos (especialmente da bioeconomia)”, declarou.
Detalhes da edição 2023
Com o tema “tecnologia sustentável da Amazônia para o mundo”, a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 tem um desafio: “não apenas igualar o sucesso registrado em 2022, mas também superá-lo, com muito trabalho e a integração de todos que fazem parte do grande ecossistema regional”, conforme disse o diretor executivo da APDM, Murilo Monteiro.
O dirigente da APDM apresentou a estrutura do evento, que vai trabalhar seis escopos temáticos, tais como Bioeconomia, Biotecnologia e Mercados; Empreendedorismo e Gestão de Negócios; Valorização dos Saberes Tradicionais; Produções Acadêmicas em Bio&TIC; Tecnologia da Informação e Comunicação e Mercados; e Economia Criativa e Cultura.
Além disso, dentre os detalhes apresentados está a estrutura do evento, que prevê, no palco principal, a realização da abertura, palestras de key notes e paineis; exposição de stands para empresas e instituições, startups zone e pitch deck; trilhas de conhecimento, com palestras, paineis e mesas redondas; e arenas business, code challenge e gamer. E para demonstrar tudo que foi pensado para o evento deste ano, foi apresentado um tour virtual da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023.
Integração dos vetores
O diretor técnico do Idesam, André Vianna, reforçou o compromisso de fazer da edição deste ano da Expo ainda melhor, especialmente atuando para que o Mercado Amazônia gere ainda mais oportunidades para as comunidades e produtores locais. Vianna ainda comentou sobre uma característica que ele considera peculiar para Manaus, uma vez que “temos uma excelência de tecnologia, desenvolvimento tecnológico de informação e comunicação e, ao mesmo tempo, temos muito conhecimento em bioeconomia. É algo único que temos aqui e a ExpoAmazônia busca trabalhar com isso, como integrar essas duas agendas complementares”.
A presidente do Conselho de Administração da APDM, Vânia Thaumaturgo, falou sobre o compromisso de todos os envolvidos na organização da feira para que os segmentos de Bio&TIC sejam “vetores de sucesso, geradores de emprego e renda”.
Radyr Júnior, titular da Semtepi, comentou sobre todos os desafios que cercaram a gestão municipal ao longo de 2022, mas que não impediram a prefeitura de Manaus de apoiar e patrocinar a realização da Expo. “Foi um ano muito intrigante e difícil, mas conseguimos esta relação para ajudar a consolidar projetos, incentivar o ecossistema, realizar eventos e esperamos fazer muito mais”.
Já o secretário executivo da Sedecti-AM, Gustavo Igrejas, declarou sua satisfação por tratar de eventos que falam sobre inovação e desenvolvimento. Para ele, “a questão da inovação tecnológica vem marcando o presente e o futuro das economias. Quem não inova, quem não olha para o futuro, fica pelo caminho”. Igrejas finalizou pontuando que “o governo do estado sempre vai apoiar qualquer evento que venha gerar oportunidade de continuar desenvolvendo a nossa região”.