Foto: Divulgação/APDM
Recentemente, a ExpoAmazônia Bio&TIC demonstrou de forma clara e objetiva como os vetores complementares sustentáveis da Bioeconomia e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) são fortes aliados no desenvolvimento regional da Amazônia e, especialmente, do Amazonas. Por este motivo, a Associação do Polo Digital de Manaus (APDM) fez questão de prestigiar o evento que debateu o tema bioeconomia realizado nesta quinta-feira (16), no Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) e pelo Impact Hub.
Vários atores do ecossistema compareceram ao evento para discutir, ouvir propostas, entender os avanços da bioeconomia na Amazônia e integrar-se para contribuir para o fortalecimento deste segmento tão diferencial na região diante da diversidade de insumos naturais disponíveis na floresta e que muito podem favorecer para o desenvolvimento regional e a interiorização de investimentos.
O diretor executivo da APDM, Murilo Monteiro, declarou após o evento que tem “a clara convicção de que é necessário trilhar caminhos conjuntos para desenvolvermos os vetores complementares sustentáveis da região de forma a deixarmos um legado para a sociedade amazônica e brasileira. Diversas são as oportunidades que a bioeconomia, assim como a tecnologia da informação e comunicação, tem para agregarmos em níveis de empregabilidade, capacitação de pessoal, geração de atividades ‘verdes’ e melhorias de infraestrutura, conectividade, logística. O que precisamos é avançar!”.
Dentro do Polo Digital de Manaus, diversas empresas de tecnologia veem a bioeconomia como uma forte aliada na geração de inovação e iniciativas disruptivas. Muitas alinhadas a demandas internacionais e que demonstram como é importante não apenas debater sobre a temática, mas pôr em prática todos os conhecimentos até hoje adquiridos para gerar negócios e oportunidades que permitam às comunidades da região ter melhores condições de vida e transformar positivamente a realidade de milhares de pessoas.