O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) concedeu, na última segunda-feira (16), a certificação de acreditação aos Laboratórios do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT). Com isso, o INDT se torna o primeiro da região Norte a atuar em conformidade com a Norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2017 para ensaios voltados a fios, cabos, cordões elétricos e semicondutores.
A certificação ISO IEC 17025:2017 é um reconhecimento da competência técnica de laboratórios na realização de atividades de calibração e ensaios. O escopo do INDT abrange ensaios mecânicos e térmicos, essenciais para indústrias do Polo Industrial de Manaus e outras regiões. Este reconhecimento permite que empresas locais e internacionais confiem no INDT para a realização de testes com a garantia de qualidade atestada pelo Inmetro.
A auditoria que garantiu a acreditação foi realizada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) em junho deste ano. O processo incluiu uma avaliação detalhada dos sistemas de gestão dos laboratórios, processos internos e competência técnica. Com a nova acreditação, o INDT passa a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), que reúne laboratórios certificados para execução de ensaios de alta qualidade.
De acordo com o Diretor Executivo do INDT, Geraldo Feitoza, a conquista representa um marco importante. “É um reconhecimento do esforço de mais de dois anos da nossa equipe para alcançar esse nível de confiabilidade e qualidade nos serviços prestados pelo laboratório”, destacou Feitoza. Ele também frisou o impacto positivo da certificação para a indústria em geral.
O diretor de Tecnologia e Inovação do INDT, Mitsuo Takeno, reforçou que a acreditação é apenas o começo de uma expansão. “Com a ISO 9001 e agora a Norma ISO IEC 17025:2017, estamos preparados para atender nossos clientes com excelência e vamos continuar ampliando nosso escopo de ensaios”, comentou Takeno.
O INDT é referência em inovação tecnológica, contando com oito laboratórios de ponta, entre eles a única Câmara Anecoica de grande porte da região Norte, usada para testes de compatibilidade e interferência eletromagnética, e um exclusivo equipamento de wetting balance, para análise de soldabilidade de componentes eletrônicos. Outros laboratórios incluem os de Prototipagem, Ensaios Elétricos, Análise de Falhas, Inovação, Segurança Cibernética e Ensaios Mecânicos.
Sobre o INDT
Fundado em 2001 pela Nokia, o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) tem se consolidado como um dos maiores centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do Brasil. Desde 2016, atua como instituto independente, oferecendo soluções tecnológicas em diversas áreas, como software, hardware, robótica, manufatura avançada, biotecnologia, entre outras. O INDT é uma Unidade Embrapii desde 2017, fomentando a inovação industrial e contribuindo para o avanço tecnológico no país.
Fonte: d24am.com
—
Leia esta e mais notícias sobre o Polo Digital de Manaus em polodigitaldemanaus.com
Acompanhe as redes oficiais em @polodigitaldemanaus
comunicacao@polodigitaldemanaus.com